Nesta segunda-feira (7) comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Neste ano o tema é voltado para os riscos à saúde provocados pelas alterações climáticas. Na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) algumas iniciativas já vêm sendo adotadas neste sentido. Recentemente, a Agência tomou medidas que vão permitir retirar do meio ambiente milhares de toneladas de garrafas plásticas e reduzir a emissão de gases nocivos à camada de ozônio, os clorofluorcarbonos, mais conhecidos como CFC´s. Comemorado em 7 de abril, a data marca o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que completa 60 anos.
As novas regras baixadas em março deste ano pela Anvisa permitem que as empresas possam reciclar as garrafas PET, muito utilizadas pela indústria de bebidas. Pela resolução da Agência, as embalagens poderão ser reprocessadas e transformadas em novas garrafas. Isto pode significar a retirada do meio ambiente de mais de 180 mil toneladas desse tipo de material, o Polietilenotereftalato (PET).
Outra medida tomada pela Agência foi instalar a Consulta Pública 104, lançada em novembro passado. A consulta buscou sugestões para substituir os gases da família dos clorofluorcarbonos (CFCs) na composição de alguns medicamentos formulados como aerossóis. Comprovadamente agressores da camada de ozônio que protege a terra do aquecimento, os CFC´s serão, gradualmente, abolidos da composição de medicamentos até o ano de 2010. Os produtos mais conhecidos que contêm CFC´s são as chamadas bombinhas para tratamento da asma.
Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Oi gente, pois é temos que fazer alguma coisa para mudar essa situação ne? Como o video que a Larrisa mostrou para gente temos que prevenir demais agora, porque como esta dando para ver a coisa ta ficando feia com esses terremotos e o aquecimento global.
Gostei muito do blog !!!!
Bjus
É isso aí pessoal!
É bom saber que tem muita gente interessada em melhorar as condições do nosso planeta! Órgãos importantes como por exemplo a ANVISA, tem muito a contribuir para essas mudanças. Espero que essa ação possa despertar outros órgãos sobre a necessidade de uma mudança.
É muito importante que se comece a fazer alguma coisa para livrar o nosso meio ambiente dessa grande quantidade de materiais poluentes. A reportagem é muito importante, e nos mostra que alguém (Anvisa) está começando. Devemos também fazer a nosssa parte. Gostei muito do blog.
Postar um comentário